Perguntas Frequentes

O que são coberturas?

No contrato do seguro (apólice), o segurado transfere os riscos aos quais ele e seus bens estão expostos. A cobertura para esses riscos está especificada na apólice. Nas apólices de automóveis, os riscos mais comuns são:
· Compreensivo - cobertura contra incêndio, roubo, colisão e responsabilidade civil facultativa. Cobre danos sofridos e causados pelo veículo.
· Incêndio/roubo - cobre somente danos causados por incêndio ou roubo do veículo.
· Incêndio/colisão - cobre somente danos causados por incêndio ou colisão do veículo.
· Responsabilidade Civil Facultativa - a Responsabilidade Civil do proprietário ou do motorista (autorizado) está coberta até o limite especificado na apólice e cobre danos causados a terceiros, sejam Danos Corporais/Pessoais ou morais(Desde que a culpa legalmente seja imputada ao condutor habilitado do veiculo segurado).
Lembre-se: você é a pessoa mais indicada para estipular o valor necessário para proteger seu patrimônio e suas responsabilidades contra terceiros.

Por que Responsabilidade Civil?

Responsabilidade Civil é, possivelmente, a cobertura mais importante na contratação do seguro de seu automóvel. É a proteção do seu patrimônio que você precisa ter contra os danos que o seu veículo pode causar a terceiros (Danos Corporais/corporais) ou contra outros bens de terceiros (danos materiais), que você seja legalmente considerado culpado, por meio de acordos previamente aceitos pela seguradora ou que forem transitados em julgado. A cobertura de danos a terceiros prevê indenização a eventuais Danos Corporais que eu e/ou os demais passageiros do veículo segurado possamos sofrer durante um acidente? Não. A garantia de danos a terceiros cobre os passageiros do veículo, excluindo o próprio motorista, seu cônjuge, seus parentes ou afins. Então, para ter cobertura de acidentes pessoais para todos os ocupantes do seu veículo, incluindo você, será necessário contratar uma cobertura opcional de acidentes pessoais de passageiros (APP). Em algumas seguradoras terceiro é somente aquele que se encontra fora do veículo. Veja as condições gerais de cada Seguradora. Ao utilizar a garantia de Responsabilidade Civil - Danos Materiais e Corporais/Pessoais , tenho que pagar franquia para cobrir danos causados a terceiros? Não. O pagamento da franquia só é necessário para danos parciais causados ao veículo segurado e acessórios segurados. Ao utilizar a garantia para terceiros, não é necessário pagar franquia. Acabei de assinar o contrato de uma apólice de seguro. A partir de quando meu veículo está segurado? A partir do momento em que for realizada a vistoria prévia de seu veículo e quando for confirmado o pagamento da primeira parcela do seguro, ou em caso de pagamento à vista do total do prêmio.

O que é bônus?

Bônus é um desconto progressivo para o segurado que reduz o preço do seguro daqueles segurados que não apresentarem nenhum sinistro para indenização durante a vigência da apólice.

Quais são os documentos necessários para a compra de uma apólice?

Se você estiver renovando seu seguro, vai precisar dos dados da apólice anterior. Se estiver comprando pela primeira vez, vai precisar dos dados dos documentos do seu carro. Em caso de carro zero quilometro, é necessário mostrar a Nota Fiscal, não precisando fazer a vistoria até três dias da compra. Em caso de carro zero quilometro importado, é preciso apresentar a Declaração de Importação.

Tenho de saber o valor exato do meu carro na contratação do seguro?

Não, porque você estará contratando seguro automóvel valor de mercado, o que significa que o valor da indenização é atualizado no dia do pagamento de acordo com o preço de mercado. Salvo em caso de Valor Determinado, quando você terá de especificar o valor desejado.

O que é sinistro?

É a ocorrência de prejuízo ou dano (colisão, incêndio, acidente, roubo, etc) em algum bem sobre o qual se fez o seguro, ocorrido de forma involuntária e imprevista, que cause prejuízo ao segurado ou ao terceiro.

O que é indenização?

É o valor que a seguradora paga ao segurado em caso de sinistro, indenizando-o pelo prejuízo financeiro sofrido.

Se for comprovado que eu estava alcoolizado no momento do acidente, terei direito à indenização?

Não. O mesmo ocorre se for comprovado que o motorista estava dirigindo sob efeito de drogas ou não estava regularmente habilitado.

Meu seguro é cancelado depois que recebo a indenização por perda total?

Sim. Sua apólice é cancelada imediatamente após a indenização por perda total em caso de acidente, roubo ou furto. Por isso, se você tiver parcelado o pagamento do seguro, antes de indenizá-lo a seguradora solicitará que sejam quitadas as parcelas restantes. Para que seu novo veículo fique segurado, você terá de contratar uma nova apólice. Fui responsável por uma colisão e danifiquei outro veículo. Existe alguma garantia que cubra o pagamento de indenização a terceiros? Sim, a garantia de Responsabilidade Civil - Danos Materiais, e Corporais/Pessoais, garante indenização, caso o veículo segurado seja o responsável por danos materiais ou pessoais causados a terceiros. O valor da indenização está limitado ao valor contratado para esta garantia aos prejuízos causados.

O que é endosso?

Endosso (ou Aditamento) é o documento emitido pela seguradora comprovando alterações na apólice (substituição do veículo, inclusão de acessórios, aumento da Importância Segurada, cancelamento do seguro, etc.).

O que é uma apólice de seguros?

É o contrato de seguro no qual constam os dados do segurado, além das coberturas e das condições gerais e particulares que identificam o risco e o patrimônio segurado.

O que é uma apólice coletiva?

É a apólice de seguro que cobre um grupo de segurados.

O que é Vigência de Seguro?

É o período de tempo que determina a data de início e de término do contrato de seguro.

A partir de quando se inicia a vigência do seguro de automóveis?

O seguro tem início a partir da data de vigência indicada na proposta do seguro e após a realização da vistoria prévia, nos casos em que a Cia. exigir.

Quem é o CORRETOR?

É o único profissional legalmente autorizado a orientar o segurado na contratação de seu seguro, podendo representar os seus interesses junto à seguradora.

Qual a finalidade do Seguro de Assistência 24 horas?

Garantir ao segurado a prestação de serviços emergenciais, tais como: chaveiro, reparo de antenas, eletricista, bombeiro hidráulico, orientação em caso de sinistro, etc.

Quem é o segurado?

É a pessoa física ou jurídica perante a qual o segurador assume a responsabilidade dos riscos previstos no contrato de seguro.

Qual o documento que caracteriza a responsabilidade da seguradora quanto ao risco?

A seguradora emite uma apólice de seguro e assume a cobertura dos riscos de acordo com as condições do seguro contratado.

O que é Prêmio?

É o valor pago pelo segurado para o segurador para que este assuma a responsabilidade por um determinado risco, o qual pagará uma indenização em virtude de sua ocorrência.

O que é dano?

É o prejuízo sofrido pelo Segurado, indenizável ou não, de acordo com as condições de sua apólice.

O que são DANOS CORPORAIS?

Caracteriza-se por lesão, incapacidade ou morte de pessoas.

O que são DANOS MATERIAIS?

Todo e qualquer dano que atinja bens móveis ou imóveis.

Preciso contratar a Cobertura de Danos a Terceiros?

Não há obrigatoriedade na contratação da Cobertura de Danos a Terceiros (RCF). Entretanto, é muito comum ocorrer acidente envolvendo terceiros, e é extremamente importante que o seu seguro garanta o pagamento de indenização por danos causados a estas pessoas (danos materiais e danos corporais e/ou morais).

Como se caracteriza a cobertura de Acidentes Pessoais?

Eventos com data perfeitamente caracterizada, ocorridos de forma súbita, exclusiva, externa, involuntária e violenta, após o início da vigência do seguro, e que, por si só e independente de qualquer outra causa, tenham como conseqüência direta lesões, morte ou invalidez permanente (total ou parcial) ou tornem obrigatório tratamento médico

Em uma Apólice de Vida ou Plano de Saúde, como se caracterizam os dependentes?

Cônjuge, filhos do Segurado ou outros dependentes legais que, quando indicados por este, estejam cobertos pelo seguro.

O que é um SINISTRO?

É a concretização do risco, cujas conseqüências são cobertas financeiramente pela apólice contratada (o conjunto de danos corporais e materiais resultantes de um mesmo acontecimento constituem um único sinistro, para efeito de cobertura e indenização).

Quando ocorre o sinistro, o que devo fazer?

Primeiramente, você deve informar às autoridades policiais, fazendo o registro da ocorrência. Em seguida, deverá informar ao seu Corretor, à Central de Atendimento ou à Sucursal mais próxima, fornecer à seguradora todos os dados, elementos e documentos necessários à comprovação do sinistro, zelar pela não agravação dos prejuízos e dar guarda aos salvados e demais bens remanescentes.

Como fazer o aviso de sinistro?

Através da Central de Atendimento 24 horas da seguradora ou ainda através do seu CORRETOR.

Como a Seguradora processa a Regulação do Sinistro?

A Seguradora realiza a apuração dos prejuízos e demais elementos que influem no cálculo de indenização devida ao segurado e no direito do mesmo a essa indenização.

O que é Reembolso?

A devolução pela Seguradora, dos valores totais ou parciais pagos com recursos próprios do segurado, no caso de eventos e/ou sinistros cobertos pelo seguro contratado.

O que é Importância Segurada?

É o valor que o Segurado estabelece para o objeto do seguro. A determinação deste valor é de exclusiva responsabilidade do Segurado, considerando-se que a melhor pessoa para saber o valor do bem é seu próprio dono. A Importância Segurada representa o Limite Máximo de responsabilidade da Seguradora em caso de sinistro.

Na cobertura de Responsabilidade Civil, quem é considerado TERCEIRO?

Qualquer pessoa que, para efeito de cobertura, não tenha relação de parentesco com o segurado e nenhum tipo de relacionamento ou dependência econômico-financeira com ele. Terceiro também pode ser todo aquele que causar dano e contra o qual a Seguradora exercerá o seu direito de sub-rogação, independentemente de qualquer relação de parentesco ou dependência econômica.

O que é Franquia?

É a participação obrigatória do segurado nos prejuízos que vierem a ocorrer ou seja, o valor com o qual o segurado participa no sinistro de perda parcial do veículo ou de seus acessórios segurados, e está impresso na apólice. O segurado só não contribui com esse valor no caso de perda total do veículo ou sinistros com terceiros.

Como funciona a franquia?

O sinistro somente será informado à Seguradora se o valor dos prejuízos for superior ao valor da franquia. Em caso de sinistro em que for devida a indenização integral do veículo ou somente com Danos a Terceiros, não há franquia.

Como se caracteriza o evento Roubo ou Furto Qualificado?

Roubo é a subtração de coisa alheia móvel, para si ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência. O Roubo não se confunde com a Extorsão, que não encontra cobertura no contrato de seguro. Furto Qualificado é a subtração para si ou para outrem de coisa alheia móvel, mediante: abuso de confiança; fraude; escalada; destreza; uso de chave falsa; com o concurso de duas ou mais pessoas; destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa.

O que é BÔNUS?

É o desconto por experiência. Para cada ano de renovação anual consecutiva do seguro, não havendo ocorrência de sinistro, será oferecido um bônus ao Segurado. Este bônus dá direito a um desconto percentual sobre o prêmio líquido da apólice.

Como vou saber se tenho direito a bônus e qual é o bônus?

Você só tem direito a bônus se estiver renovando o seu seguro, em função do histórico de eventos (sinistros) do Segurado. Caso esteja renovando, para saber o seu bônus anterior, você deve verificar em sua apólice de seguro, no campo Bônus.

Como podem ser contratados os seguros para automóveis?

Os contratos podem ser feitos por Valor Determinado ou Valor de Mercado. Nos contratos de Valor Determinado a indenização por perda total do veículo segurado, será paga em moeda corrente, correspondente ao valor estipulado pelas partes no ato da contratação. Nos contratos de Valor de Mercado a indenização por perda total do veículo segurado, será paga em moeda corrente, correspondente ao valor de mercado constante na revista Quatro Rodas e no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), para um veículo de mesmo tipo, marca, ano/modelo, quantidade de portas e tipo de combustível que o segurado.

Como proceder em caso de roubo de um veículo?

É necessário dar imediato aviso às autoridades policiais. Em caso de roubo/furto dos documentos originais do veículo, não deixar de mencionar este fato no registro para possibilitar a obtenção da 2ª via no DETRAN.

O seguro de automóvel cobre roubo de acessórios?

Somente se for contratada a cobertura.

Qualquer objeto que esteja dentro do meu veículo estará coberto em caso de acidente?

Qualquer objeto que esteja fixado permanentemente ao veículo deverá ser informado no campo Equipamento, para que este esteja coberto em caso de acidente de trânsito, roubo ou furto total ou parcial do veículo. Aparelhos de CD, rádio, toca-fitas ou alto-falantes devem ser informados como Acessórios. Esses objetos devem constar na vistoria do veículo ou na nota fiscal do mesmo.

No caso de roubo de acessório na garagem do condomínio, a Seguradora garante a indenização?

Não, nenhuma apólice específica para condomínio garante indenização de roubo de acessórios.

Em caso de roubo de motocicletas, bicicletas ou veículos semelhantes, a apólice do condomínio garante a indenização?

Somente se estes veículos estiverem guardados em locais apropriados, boxe fechado a chave, fixados ao solo por corrente e cadeado, no interior do estabelecimento segurado.

Em caso de colisão na garagem do condomínio, praticada por um condômino, quem será responsabilizado pelos danos causados ao outro veículo?

Neste caso, o condômino que conduzia o veículo é o responsável, a seguradora assume o risco somente quando o evento é praticado por um preposto do condomínio (funcionário habilitado), desde que tenha sido contratada a cobertura para colisão.

Em que condições a seguradora indenizará o roubo de veículo na garagem do condomínio?

Quando for contratada na apólice de seguro do condomínio a cobertura de "Responsabilidade civil guarda de veículos".

Contratando a Cobertura Compreensiva, estou coberto em caso de submersão do veículo em uma enchente?

Sim. A Cobertura Compreensiva garante o pagamento dos prejuízos decorrentes de danos causados ao veículo em caso de colisão, abalroamento, capotagem, queda em precipícios e de pontes, queda acidental sobre o veículo de qualquer objeto ou substância que dele não faça parte integrante e não esteja afixado; granizo, furacão ou terremoto, submersão total ou parcial, incêndio, explosão, raio e suas conseqüências, roubo ou furto, total ou parcial, respeitado o Limite Máximo de Indenização estipulado na apólice de seguro. CEP de Risco - Moro em uma cidade no interior do Rio de Janeiro, mas o local onde mais circulo é a cidade de Rio de Janeiro (região metropolitana do Rio de Janeiro). Qual CEP de Risco devo informar? Você deve informar, no campo CEP de Risco, o CEP da sua residência. Sendo pessoa jurídica, você deve informar o CEP da sede da empresa.

Qual é a diferença entre o Valor de Mercado Referenciado e o Valor Determinado?

No Valor de Mercado Referenciado, a indenização, em caso de sinistro em que for devida a indenização integral, corresponderá ao valor do veículo na Tabela FIPE, na data de pagamento do sinistro, aplicado o Fator de Ajuste. No Valor Determinado, a indenização, em caso de sinistro em que for devida a indenização integral, corresponderá ao valor informado pelo Segurado e impresso na apólice de seguro.
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